Entenda a importância da distribuição de recursos para os gatos dentro de casa


Dar conforto e segurança aos gatinhos dentro de casa exige alguns cuidados dos tutores. E um deles passa pela organização dos objetos, como potinhos e caixas de areia, que precisam estar preparados para atender às necessidades dos felinos. Exigentes, os gatos tendem a estranhar qualquer tipo de mudança, até mesmo de móveis. E, embora parece pouco importante, esta característica não pode ser negligenciada, pois pode desencadear comportamentos pouco saudáveis ao animal.

Este assunto é tão pouco divulgado que, em alguns casos, tutores que têm gatos há anos não se atentam a essas necessidades. E isso é um risco, pois os felinos podem acabar sofrendo sem que a origem do problema seja solucionada. Portanto, fique atento às próximas dicas, principalmente, se o animal apresenta sintomas como: falta de apetite, dificuldade para usar a caixinha de areia, apatia ou agressividade excessiva.

Caixinha de areia 

É importante que a caixinha seja limpa periodicamente. A frequência vai depender do número de felinos na casa e a quantidade de urina que ele produz. Mas, em média, recomendamos que a limpeza completa seja feita de 15 em 15 dias no máximo.

No caso do uso de areia, os torrões e as fezes devem ser removidos ao menos duas vezes por dia. E todo o material deve ser descartado após a limpeza completa.

O mesmo vale para a sílica. A diferença é que este material absorve melhor a urina. Mas atenção: o material também deve ser totalmente descartado, nunca higienizado e colocado novamente na caixinha.

Importante: tenha, preferencialmente, mais caixas de areia do que gatos: faça a conta “+1”. Se são 2 gatos, coloque 3 caixas de areia. Se for o caso de uma não ser usada nunca, talvez ela não seja necessária. Avalie e observe.

Ração e água

Há gatos comilões e outros com apetites mais moderados. A disponibilidade da comida vai depender deste hábito. Isso é: se o gatinho tem tendência a engordar - ou já está acima do peso - a ração não pode estar disponível a todo o momento, e sim em horários específicos. Se este não for o caso, o potinho pode ficar disponível a todo o momento.

Para água, quanto mais, melhor. Todos sabem que os felinos são os campeões em problemas renais, portanto, eles precisam ser incentivados a consumir água a todo o momento. Espalhe diversos potes de água fresca pela casa e certifique-se de trocar o líquido diariamente. E sempre opte por potes elevados, para evitar o refluxo e potes que não sejam de plástico para evitar a acne felina e outros problemas. 

No caso de gatinhos que evitam beber água, crie incentivos. As fontes são ótimos atrativos. Outra ideia que funciona é misturar petiscos, como os patês, com bastante água.

Mas atenção: mantenha sempre água e comida nos mesmos lugares. A troca de local pode afetar a confiança do bichano de que aquele produto é seguro para consumo. Não deixe o pote de ração perto do de água. Alguns gatos bebem pouca água justamente por causa dessa proximidade.

Outra dica importante: não deixe a comida e a água perto das caixas de areia. Assim como não almoçamos no banheiro, os gatos também não gostam de comer perto do banheirinho deles.

Móveis

Gosta de trocar os móveis de lugar? É melhor repensar este hábito. Os gatos gostam de se sentir seguros onde estão, e isso só acontece após muito tempo de convivência. Uma mesa que mudou de lugar pode ser o suficiente para abalar esta sensação de segurança e provocar efeitos adversos. Portanto, evite, ao máximo, substituir ou trocar os móveis de lugar. E caso isso tenha que ser feito, redobre a atenção ao comportamento do felino nos dias seguintes.


Plantas

Adora plantas? Então fiquem atentos, pois algumas espécies podem ser tóxicas para os gatos. Evite, principalmente, plantas que dão seiva. Em algumas, elas podem ser até mesmo fatais. Se este for o caso de uma espécie disponível em casa, certifique-se de que ela está não poderá ser acessada pelos gatinhos.

Gatifique o ambiente

Quanto mais opções para se divertir e gastar energia melhor. Portanto, gatifique o ambiente para seu gato se sentir à vontade. Prateleiras, arranhadores, brinquedos... dê opções para ele se distrair, principalmente os gatos que ficam sozinhos em casa num período maior.

 

Gostaram das dicas? Já seguia alguma? Vai colocar algo em prática? Conta aqui nos comentários.

Comentários

Postagens mais visitadas